MUTANTES - TUDO FOI FEITO PELO SOL (LP)
- Modelo: R3022
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$ 200,00
ENVIOS A PARTIR DE 24 DE MAIO DE 2024 + PRAZO DO CORREIO
R3-022 - Os Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol
Com apenas 23 anos de idade, Sérgio Dias já era considerado um dos maiores guitarristas da América Latina. Naquele momento, em 1974, a lendária banda que havia o colocado naquela posição, Os Mutantes, já não existia mais. Pelo menos não na configuração que o Brasil inteiro conhecia. Serginho estava sozinho — seu irmão Arnaldo Baptista, Rita Lee, Liminha e Dinho haviam se mandado — cada um deles em uma etapa crucial da jornada.
Sérgio mudou e com ele mudou também o conceito dos Mutantes. Para ele, em 1974, música era “religião, iluminação espiritual, sua própria vida”. Assim como Sérgio Dias, três outros jovens estavam na mesma faixa de vibração: o baixista Antonio Pedro de Medeiros, o tecladista Túlio Mourão e o baterista Rui Motta. Surgia uma nova versão dos Mutantes.
As gravações de Tudo Foi Feito Pelo Sol aconteceram nos estúdios da RCA, em Copacabana, num único take, ou seja, podemos dizer que o álbum foi praticamente gravado “ao vivo em estúdio”. Tudo Foi Feito Pelo Sol foi o álbum mais vendido da carreira dos Mutantes e a turnê que se seguiu foi também a mais extensa da história do conjunto. Se não fosse pelo confinamento criativo dos rótulos musicais, talvez o último disco de estúdio dos Mutantes da década de 1970 seria mais compreendido. Acusado de ser o mais progressivo e o menos brasileiro dos álbuns dos Mutantes, o LP foi um sucesso comercial na época, mas até hoje gera desconforto nas viúvas tropicalistas.
Cinquenta anos depois o culto ao redor de Tudo Foi Feito Pelo Sol parece mais forte do que nunca. O álbum achou seu público, seu nicho, sob a bandeira do rock progressivo.
- LP branco 180g
- Obi
- Capa gatefold empastada
- Envelope impresso com fotos, letras e um texto inédito do jornalista Bento Araujo.
Tracklist
Lado A
A1. Deixe entrar um pouco d’água no quintal (Sérgio Dias / Liminha / Rui Motta) 5:03
A2. Pitágoras (Túlio Mourão) 6:56
A3. Desanuviar (Sérgio Dias / Liminha) 8:13
Lado B
B1. Eu só penso em te ajudar (Sérgio Dias / Liminha) 4:58
B2. Cidadão da Terra (Sérgio Dias / Liminha) 5:35
B3. O contrário de nada é nada (Sérgio Dias / Túlio Mourão) 2:58
B4. Tudo foi feito pelo Sol (Sérgio Dias) 8:46
*Imagens meramente ilustrativas
Tags: rock brasileiro, psicodelia, anos 70, música brasileira, vinil, LP, raridade, coleção, Os Mutantes, álbum clássico, progressivo, rock psicodélico, edição limitada, disco de vinil, vintage, tropicalismo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, rock progressivo, Música Popular Brasileira, MPB